A importância dos direitos autorais.

Não, eu não quero dizer que copiar MP3’s é crime. Nem que a Sony/BMG ou o Artista estão sendo de alguma forma privilegiados ou prejudicados. Mas após ter assistido a palestra do Lawrence Lessig no Digital Age 2.0, eu entendi que uma mudança cultural sobre direitos autorais é urgente no mundo.

Quando eu era adolescente, eu fazia fitas K7 ( ou cassete ? ) com músicas “legais” ( no sentido de gostar das músicas), copiando de outra fita de um amigo ( com os aarelhos doubledeck  ), aprendendo a dar o pause na Rádio ( a vinheta sempre marcava a música )  ou de Discos de Vinil e eventualmente os maravilhosos CD’s. O Remix de fitas era uma especialização de amigos, e alguns eventualmente era semi-DJs e tudo isso era divertido, normal e parte da nossa cultura. \

Hoje em dia, quando se “baixa” uma música da internet, ou se copia para o Celular/MP3 de um amigo, as crianças/adolescentes norte americanos estão cometendo crimes e recebendo cartinhas da RIAA ameaçando elas. Já existe jurisprudência à respeito e o que está acontecendo culturamente é que os adolescentes crescem sabendo que estão infringindo a lei. Não é muito diferente das fitas K7 do ponto de vista da experiência, mas não é o que a lei atual de copywright diz ou entende. As ferramentas evoluiram, a conectividade aumentou, a facilidade em copiar, transferir ou remixar músicas e vídeos também aumentou, e a lei não mudou.

O Brasileiro tem “cunhado” culturalmente que pagar menos é vantagem ! podemos procurar muitos exemplos como se falar de impostos com a sonegação, caixa 2 …. pode se falar de energia elétrica ou água em regiões mais pobres com os famosos “gatos” ou  até mesmo de meia entrada para estudantes em populações mais ricas.

Eu não quero que o meu filho ou mesmo os americanos adolescentes de hoje, crescam com uma cultura de fazer mais uma coisa errada. Eu queria que a lei fosse mais contemporânea, e a evolução fosse um processo de crescimento e melhoria, mas isso é o meu desejo.

E por esse desejo suporto 100% a iniciativa sem fins lucrativos do Creative Commons, e por isso a partir de hoje o meu Blog tem uma licensa de uso e um copywright moderno e adequado a estes tempos atuais e meus desejos.

Creative Commons License
Páris Piedade Neto Blog por Páris Piedade Neto é licenciado sobre Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.5 Brazil License. Com base no trabalho em parisneto.wordpress.com.

Deixe uma resposta

